sábado, 14 de maio de 2011

Minha resposta de e-mail entre amigas

Um grupo de amigas e eu temos o costume de trocar mensagens de conforto. Este texto foi uma das primeiras mensagens que eu escrevi. Ainda que eu não disponibilize os e-mails anteriores será possível compreender todo o contexto. Para manter em sigilo a identidade das minhas amigas os nomes apresentados abaixo são fictícios:


Fiquei emocionada com o desabafo das minhas amigas Ana e Maria. No entanto, ainda que seja muito difícil, tento sempre focar nas coisas que realmente deram certo. Não nas que ainda têm que dar (no futuro) e muito menos nas que não deram certo (no passado).

Acredito que quando vivemos com o outro, marido, mãe, filho, alunos, amigos, etc., não podemos esperar que as coisas sejam do jeito que queremos. Cada um estabelece detalhes importantes como parâmetros de perfeição, e isso no final, altera o acontecimento que espererávamos que fosse perfeito, o "tem que dar certo".

Por exemplo, depois de um dia inteiro de trabalho exaustivo, a noite perfeita para mim, a mais detalhadamente esperada, a "tem que dar certo" é chegar em casa, tomar um banho em silêncio, ligar o ar condicionado e dormir sem ter que ligar o despertador. Porém, a noite "ter que dar certo" para o Elberth - meu marido - é chegar em casa, ligar uma musiquinha ambiente, esquentar algo para comermos, assistirmos tv, dormir (sem mais detalhes, rs) e me acordar com café na cama.

Nem tudo o que planejamos tem que dar certo. Às vezes, aproveitar o que o outro planeja é muito melhor. Mas só aproveitamos quando estamos dispostas a abrir mão das nossas vontades e a ouvir melhor. Por que não um meio termo? Por que não se permitir? Sem a culpa e sem a vitimação! E qnd der certo, sem a soberba do "eu faço dar certo". Tanto um qnt o outro é ruim!

Um dia descobri que uma amiga faltou o meu casamento pq ñ conseguiu ir ao salão fazer as unhas. A outra, pq ñ tinha roupa. Fiquei muito chateada pq a presença delas era o que mais importava para mim, mais do que unha feita ou roupa bonita. Mas entendi o ponto de vista delas. Quantas vezes deixamos de fazer algo bacana pq alguma coisa ñ tinha dado certo, do jeito como imaginávamos que daria? Quantas vezes não "tínhamos roupa"? No entanto, agora sei que estar na festa de uma amiga é mais importante do que estar de "unha feita".

Vamos nos cobrar menos e dizer mais sim para as coisas. Ñ podemos perder tempo - no sentido de que o tempo realmente passa - preocupadas com a perfeição. Desta forma nos culpamos e somos culpadas com as frustrações o tempo inteiro. Devemos fazer o melhor sempre, mas com a concepção de que somos passíveis de erros. Sempre penso em uma questão que li na disciplina de Avaliação: "o que sabe os que erram?".

Ñ escrevi este e-mail com a pretensão de compreender, julgar ou auxiliar ninguém. Escrevi apenas como um desabafo de uma mulher que planeja e espera coisas que nem sempre dão certo.

Abaixo, cito o trecho de uma música do Lulu Santos que gosto muito:
"Eu vejo um novo começo de era
De gente fina, elegante e sincera
Com habilidade
Pra dizer mais sim do que não, não não
Hoje o tempo voa, amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir
Que não há tempo que volte, amor
Vamos viver tudo que há pra viver
Vamos nos permitir"
(Tempos Modernos - Lulu Santos)







2 comentários: